Consultor Jurídico 08/09/2015
A H5, empresa de financiamento de litígios, chegou a um acordo com a petroleira Chevron e desistiu de sua participação no processo contra a companhia no Equador. Um juiz desse país condenou a Chevron a pagar US$ 9,5 bilhões por danos ambientais no Lago Agrio. A H5 tinha direito a receber 1,25% desse valor, mas transferiu esse percentual à petroleira.
A H5 se envolveu no caso em 2009 e ajudou a atrair financiamento do Burford Capital Limited, um financiador de litígios com sede no Reino Unido, e de James Russell DeLeon, empresário de Gibraltar. A empresa também convenceu o escritório de advocacia Patton Boggs a prestar assessoria jurídica no caso. Todos eles já retiraram apoio à ação e celebraram acordos com a Chevron.
Além disso, a H5 ajudou a equipe de Steven Donziger, advogado dos autores da ação, com os procedimentos relacionados ao Relatório de Cabrera, um laudo apresentado por um perito judicial que, como verificado por um tribunal norte-americano, foi secretamente redigido por Donziger e pela Stratus Consulting (que também firmou acordo com a petroleira), empresa de consultoria ambiental com sede no Colorado (EUA).
Lea más aquí
Fuente OriginalNotas relacionadas